quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Como Ser Aprovado No Vestibular

Por: Rogério Strazzeri
Se você acessou este artigo procurando uma fórmula mágica para ser aprovado no Vestibular 2009 continue lendo o restante deste artigo. Porém, se você espera que seguir esta fórmula não exige esforço e dedicação, vá assistir tv ou jogar video game.
De fato, a grande maioria dos aprovados no Vestibular, todos os anos tem uma fórmula para seu sucesso e esta fórmula é em geral comum a todos eles.
Conheça o segredo dos melhores vestibulandos do país, ponha-os em prática e seja bem sucedido no vestibular 2009.

1 – CONSTÂNCIA
Quando perguntaram à madre Teresa, uma das maiores humanistas da história, ganhadora do prêmio Nobel da paz como ela conseguia ajudar tantas pessoas sua resposta foi simples: "Uma de cada vez".
A constância é sem dúvida um dos maiores segredos do sucesso em qualquer área. Fazer um pouco de algo todos os dias por muito tempo é melhor e muito mais eficiente que fazer algo intensamente por pouco tempo.
Eficiência e constância são palavras que andam lado a lado. Para ser eficiente no vestibular você deve se comprometer a se dedicar a ele todos os dias.

2 - COMECE AOS POUCOS
90% dos vestibulandos que pretendem concorrer a uma vaga nas melhores universidades desistem durante o processo e dos 10% restantes, metade não está suficientemente preparado para conseguir uma vaga. Ou seja, você estará concorrendo efetivamente com apenas cerca de 5% dos estudantes.
Grande parte dos estudantes desiste, pois não conseguem manter um ritmo constante por muito tempo. Geralmente se dedicam, muito, logo no início e desistem por não agüentar manter o ritmo por muito tempo.
Procure começar aos poucos. Na primeira semana separe apenas poucas horas do dia para estudar e vá aumentando seu ritmo de estudos gradualmente. Não se desespere se você não consegue entender aquela matéria complicada de física e não gaste todo seu tempo de estudo tentando resolver aquele problema de matemática. Comece aos poucos e não exija de você mais do que você possa realmente dar.

3 – AJUDE E SEJA AJUDADO
Um dos maiores segredos de sucesso é ajudar o próximo e não ter vergonha de procurar ajuda. Não passe 1 hora tentando descobrir como resolver um exercício extremamente complicado. Busque ajuda com professores e colegas, muitas vezes há um método simples de resolução e ao descobri-lo você conseguirá colocar em prática para outros exercícios. Tente pegar a lógica e aplicá-la em diferentes exercícios.
Da mesma forma auxilie quem necessita de ajuda. Este é um excelente método de colocar em prática seus conhecimentos e preparar-se para o vestibular.
Hoje, a internet dá um grande auxílio para quem precisa de ajuda ou quer ajudar. Sites como o
Amigo Nerd, reúnem diariamente milhares de estudantes de todo país perguntando e resolvendo questões do vestibular. Use esta ferramenta para o vestibular.

4 - EXTRA CLASSE

Durante as aulas todos os estudantes estão fazendo (excetuando-se alguns alunos) a mesma coisa, prestando atenção na aula. O grande diferencial está no que eles fazem após as aulas.
Grande parte dos aprovados no Vestibular gastam boa parte do seu tempo após as aulas estudando, pesquisando e resolvendo exercícios.

5 - USE A INTERNET
Use a internet nos seus estudos. Muito material publicado na internet em sites como o
Mundo Vestibular, Portal do vestibular e muitos outros são exclusivos e detalhados e servem de grande ajuda para quem está prestando vestibular. Pesquise sobre assuntos, vá além dos livros e estude de forma abrangente.

6 - CRIE UM PROGRAMA
Crie um programa de estudos. Prepare antecipadamente o que você irá estudar e como irá estudar. Veja um exemplo de programa de estudos abaixo:

ESTUDAR - QUINTA FEIRA
-
Biologia - Citologia (fazer 10 exercícios)
-
Matemática - Conjuntos (fazer 15 exercícios)
-
História - Revolução Francesa (Ler matéria do site Mundo vestibular, conferir os exercícios resolvidos e fazer 10 exercícios)

Buscar exercícios resolvidos no
Amigo Nerd e usá-lo para tentar ajudar com minhas dúvidas.
Assistir a vídeo aula sobre
Análise Sintática.
Coloque metas para cada dia e busque atingir estas metas.

7 – DESCANSE
Descansar é fundamental para ter um bom aproveitamento do que foi estudado. Durma de 7 a 9 horas por noite, se alimente bem, separe um tempo para fazer algo relaxante e procure fazer pelo menos 30 minutos de alguma atividade física.
O stress faz com que se perca grande parte do que foi estudado. Estudantes descansados e relaxados possuem um maior aproveitamento nos estudos.
Aproveite as dicas, coloque as em prática e seja aprovado no Vestibular 2009.

Um comentário: