TD 1 (ENTREGA: 16 DE ABRIL)
- Durante séculos, o poderio da igreja católica não parou de crescer, dando um lugar em destaque na Europa medieval. A que fatores a igreja devia essa posição privilegiada?
- Em muitos momentos da idade media, a unidade religiosa conquistada pela igreja católica esteve ameaçada pelo aparecimento de dissidentes condenados como hereges. O que eram as heresias e como a igreja as combateu?
- Descreva a vida cultural na Europa durante a idade media e analise o papel da igreja nesse universo.
- A oitava e ultima cruzada realizou-se em 1270 e resultou em fracasso. Apesar do enorme numero de mortes que provocaram as cruzadas não alcançaram os objetivos pretendidos. Entretanto, seu significado para a historia econômica e social da Europa foi muito importante. Comente esse significado.
- A partir do século XI, começou a se verificar na Europa medieval um importante renascimento das trocas comerciais, bem como a vida urbana. Em que esse processo transformou a vida do camponês medieval?
- O historiador André Corvisier, em seu livro historia moderna, afirma que a renascença não é vista mais como uma ruptura brutal com a época medieval, mas como resultado de um processo lento que tem suas raízes naquele período. A partir dessa afirmativa, mostre como o crescimento do comercio e das cidades, no fim da idade media, colaborou para o desenvolvimento do renascimento.
- O principal contato entre a Europa e o Oriente, ate o século XV, realizava-se nos entrepostos comerciais do mar mediterrâneo. Quais os significados disso para o comercio europeu? Como essa característica relaciona-se com as grandes navegações?
- Vivemos hoje um intenso processo de globalização. Muitos estudiosos apontam as grandes navegações como o momento inicial desse processo. Elabore um texto discutindo essa idéia.
- CAPITALISMO E ASCETISMO
Não foi apenas por causa da legitimação do lucro do enriquecimento que o calvinismo contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo, mas também por enaltecer as virtudes do ascetismo – um modo de vista austero, feito de privações, sem grandes gastos, poupando dinheiro para alcançar a perfeição moral. Esse aspecto de relação entre o protestantismo e o desenvolvimento do capitalismo é o tema do texto a seguir.
Como a exigência de um comportamento ascético influiu no desenvolvimento do estilo de vida próprio do capitalismo? O ascetismo secular do protestantismo opunha-se poderosamente ao espontâneo usufruir das riquezas, e restringia o consumo, especialmente o consumo de artigos de luxo. Em compensação, deu livre transito a ânsia de lucro, que considerava como diretamente desejada por Deus. A luta contra as tentações da carne e a dependência dos bens materiais era uma campanha dos puritanos não contra o enriquecimento, mas contra o uso irracional da riqueza.
Combinando a restrição do consumo com a liberação da procura de riqueza, é obvio o resultado que daí decorre: a acumulação capitalista através da compulsão ascética à poupança. Portanto, as restrições impostas ao uso da riqueza adquirida só podia levar a seu uso produtivo como investimento de capital.
Esse ponto de vista foi expresso com clareza por John Wesley, um dos lideres do pensamento ascético: “não devemos deixar de recomendar as pessoas que sejam laboriosas e economias. Devemos exortar todos os cristãos a ganhar tudo que for possível, e a economizar o Maximo possível; isto é, em outras palavras, a se enriquecerem”.
Compare a posição da igreja católica na idade media e a de Calvino em relação às praticas econômicas. - Conforme escreveu o historiador H. B. Johnson, “depois que a iniciativa privada preparou o terreno, a burocracia real intervinha para apropriar-se de uma empresa em funcionamento”. Mostre como esse processo ocorreu no Brasil, no inicio do período colonial.
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TD 2 (ENTREGA: 28 DE MAIO)
- Segundo Celso Furtado, em seu livro formação econômica do Brasil, “coube a Portugal a tarefa de encontrar uma forma de utilização econômica das terras americanas que não fosse a fácil extração de metais preciosos. Somente assim seria possível cobrir os gastos de defesa dessas terras”. Comente essa frase, mostrando a importância que teve o açúcar nesse processo.
- André João Antonil, um cronista do século XVII, em sua obra cultura e opulência do Brasil escreveu que “ser senhor de engenho é titulo que muitos aspiram, porque trás consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos”. Comente o papel do senhor de engenho na colonização do Brasil.
- Em 1637, chegou a América o conde João Maurício de Nassau, nomeado governador dos domínios que os holandeses haviam conquistado. Sua grande preocupação foi reativar a economia açucareira, praticamente paralisada em virtude da guerra. Explique o procedimento adotado por Nassau e indique resumidamente suas principais medidas.
- Embora não tenha entrado na decadência, o setor açucareiro viu diminuir sua renda, na segunda metade do século XVII, em virtude da baixa do preço do produto e da queda do volume exportado. Explique a razão dessa situação.
- Na primeira metade do século XVII, uma grande onda migratória saiu da Inglaterra para a América do norte. Explique por que tantos ingleses se dispuseram a deixar sua pátria, transferindo-se para as colônias da América do norte.
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TD 3 (ENTREGA: 18 DE JUNHO)
- Escreva um texto relacionando os seguintes acontecimentos: a) expulsão dos holandeses do Brasil; b) entrada do açúcar nas Antilhas; c) prosperidade das colônias da Nova Inglaterra.
- A Inglaterra foi o primeiro país a se industrializar. Explique a importância do acumulo de capital e da disponibilidade de mão-de-obra para o pioneirismo inglês.
- A revolução industrial alterou radicalmente a vida do trabalhador. Escreva um texto relatando essas modificações.
- Duas idéias políticas importantes estão presentes na obra de John Locke: a) todos os indivíduos nascem com direitos inalienáveis, entre os quais o direito a vida, a liberdade e a propriedade; b) o governo existe para garantir esses direitos. A partir dessas duas idéias, mostre como Locke se opunha ao absolutismo.
- Os fisiocratas consideravam a agricultura a principal fonte de riqueza e defendiam o principio que se expressava no seguinte lema: “laissez faire, laissez passer” (“deixe fazer, deixe passar”). Indique pelo menos dois pontos em que os fisiocratas entravam em choque com o mercantilismo.
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TD 4 (ENTREGA: 06 DE AGOSTO)
- Por que se pode dizer que a independência dos EUA constituía ao mesmo tempo uma vitória das idéias iluministas e uma derrota para o antigo regime?
- Durante a luta contra a Inglaterra, os colonos ingleses da América do Norte contaram com o apoio da França, da Holanda e da Espanha. Explique por que justamente esses países se dispuseram a colaborar na luta contra a Inglaterra.
- Para muitos historiadores, três movimentos sociais foram fundamentais para consolidar a burguesia no poder: as revoluções inglesas no século XVII, a independência dos Estados Unidos e a revolução francesa. Elabore um quadro comparando os três movimentos.
- LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
A seguir transcrevemos um trecho da declaração dos direitos do homem e do cidadão, aprovada pela assembléia nacional francesa, em agosto de 1789.
A assembléia nacional reconhece e declara, na presença e sob os auspícios do Ser supremo, os direitos do homem e do cidadão.
Art. 1º) Os homens nascem e permanecem iguais nos direitos; as distinções sociais só podem ser baseadas na utilidade comum.
Art. 2º) A finalidade de qualquer associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem; esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 3º) o principio da soberania reside essencialmente na nação, nenhum corpo ou indivíduo pode exercer qualquer autoridade que dela declaradamente não decorra.
Art. 4º) A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudica aos outros. Assim, o exercício dos direitos de cada homem tem como limite apenas aqueles que garantem aos demais membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; esses limites são determinados somente pela Lei. (...)
Que princípios iluministas estão presentes na declaração dos direitos do homem e do cidadão? - No poder, Napoleão Bonaparte tomou diversas medidas para estabilizar a economia francesa, abrindo a perspectiva de um desenvolvimento maior para burguesia. Ao mesmo tempo, adotou medidas populares, com o objetivo de amenizar os ânimos políticos e ampliar sua base de apoio. Enumere e comente as medidas de Napoleão Bonaparte no governo.
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TD 5 (ENTREGA: 20 DE AGOSTO)
- Resuma o papel que tiveram Simón Bolívar e José de San Martín na independência da América espanhola.
- Em 1824, referindo-se à independência da América espanhola, o ministro das relações exteriores na Inglaterra afirmou: “A América espanhola é livre; se nos não manejarmos mal nossos interesses, ela é Inglaterra”. Explique a afirmação do ministro inglês.
- A partir de 1750, o ouro começou a se esgotar na região das minas. Para não diminuir a arrecadação, o governo colonial aumentou os impostos. Relacione essa conjuntura à ação dos revoltosos de Minas Gerais, em 1789.
- Compare a Inconfidência Mineira (1789) com a Conjuração Baiana (1798), destacando semelhanças e diferenças entre os dois movimentos.
- Hoje, que avaliação podemos fazer do Brasil? Nesses mais de 180 anos de independência, conquistamos autonomia econômica? Superamos as mazelas de uma organização social fundamentada no latifúndio e no trabalho escravo? Quais as heranças do período colonial? Elabore um texto diante destas afirmativas.
DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92022649/10de128e/TD_5_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html
TD 6 (ENTREGA: 10 DE SETEMBRO)
- Pode-se afirmar que duas correntes de pensamento dominaram o cenário europeu no século XIX: o liberalismo e o socialismo. O liberalismo teve em Adam Smith um de seus principais teóricos; o socialismo encontrou sua melhor tradução em Karl Marx. Compare as propostas defendidas por liberais e socialistas.
- Nação e nacionalismo são heranças do século XIX. Explique o que é nação, o que é nacionalismo e a importância desses conceitos no século XIX.
- Dos atuais Estados europeus, Itália e Alemanha foram os últimos a se unificar, em meados do século XIX. Explique as razões dessa unificação tardia.
- Pode-se afirmar que, na unificação da Itália, Mazzini foi a alma, Cavour, o cérebro, e Garibaldi, a espada. A partir dessa afirmação, explique o processo de unificação da Itália.
- A guerra de secessão foi motivada por profundas diferenças entre os estados do norte e sul dos Estados Unidos. Elabore um quadro mostrando essas diferenças.
- Em 1834 foram adotadas pelo governo regencial medidas de caráter liberal. Enumere as modificações introduzidas no país pelo Ato Adicional de 1834 e comente o que foi considerado uma experiência republicana do império.
- Na sociedade escravista do período regencial, a liberdade foi um ideal invocado por vários grupos políticos e movimentos sociais. Escreva um texto definindo o significado de liberdade para você, para o escravo brasileiro do século XIX, para os autores do Ato Adicional de 1934 e para os farrapos gaúchos.
- Elabore um texto resumindo os motivos que levaram à Guerra do Paraguai e suas principais conseqüências para o Brasil e Paraguai.
- A partir da década de 1850, o Brasil entrou numa fase de relativo desenvolvimento econômico, que seria interrompido apenas com a Guerra do Paraguai (1865-1870). Para isso colaboraram diversas medidas tomadas pelo governo e o cultivo de novos produtos agrícolas para exportação. Enumere três aspectos que favoreceram o desenvolvimento econômico brasileiro nesse período.
- A herança da escravidão que muitos dizem estar no negro, ao contrario, esta nas classes dominantes, que criam valores discriminatórios através dos quais conseguem barrar, nos níveis econômico, social, cultural e especialmente existencial, a emergência de uma consciência negra. Enumere e comente exemplos de como o preconceito e o racismo minimizam a importância do negro na sociedade brasileira.
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ResponderExcluirñ to conseguindo achar a resposta dessa questão: Pode-se afirmar que duas correntes de pensamento dominaram o cenário europeu no século XIX: o liberalismo e o socialismo. O liberalismo teve em Adam Smith um de seus principais teóricos; o socialismo encontrou sua melhor tradução na obra de Karl marx. compare as propostas defendidas por liberais e socialistas. ajude-me !
ResponderExcluirPO É MUITO DIFICIL MEU ESSAS PERGUNTAS EU PRECISO DE UMA E NAO CONSIGO ACHAR
ResponderExcluirprofº eu quero resumir isso,
ResponderExcluirTa muito grande a resposta .
Enumere e comente as medidas de Napoleão Bonaparte no governo.
Professor Márcio Carvalho, se o senhor pudesse me ajudar nessa TD 3 HISTORIA - 1º ANO EM CCG (ENTREGA: 18 DE JUNHO, pois eu não estou conseguindo relacionar...... Obg :D
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQualquer coisa mande a resposta para este e-mail: jackson_260195@hotmail.com , agradeço desde já e muito muito muito obrigado :D
ResponderExcluirlixooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
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