sábado, 7 de março de 2009

TRABALHO DIRIGIDO 1º ANO- Ensino Médio - Colégio Carlos Gomes

TD 1 (ENTREGA: 16 DE ABRIL)
  1. Durante séculos, o poderio da igreja católica não parou de crescer, dando um lugar em destaque na Europa medieval. A que fatores a igreja devia essa posição privilegiada?
  2. Em muitos momentos da idade media, a unidade religiosa conquistada pela igreja católica esteve ameaçada pelo aparecimento de dissidentes condenados como hereges. O que eram as heresias e como a igreja as combateu?
  3. Descreva a vida cultural na Europa durante a idade media e analise o papel da igreja nesse universo.
  4. A oitava e ultima cruzada realizou-se em 1270 e resultou em fracasso. Apesar do enorme numero de mortes que provocaram as cruzadas não alcançaram os objetivos pretendidos. Entretanto, seu significado para a historia econômica e social da Europa foi muito importante. Comente esse significado.
  5. A partir do século XI, começou a se verificar na Europa medieval um importante renascimento das trocas comerciais, bem como a vida urbana. Em que esse processo transformou a vida do camponês medieval?
  6. O historiador André Corvisier, em seu livro historia moderna, afirma que a renascença não é vista mais como uma ruptura brutal com a época medieval, mas como resultado de um processo lento que tem suas raízes naquele período. A partir dessa afirmativa, mostre como o crescimento do comercio e das cidades, no fim da idade media, colaborou para o desenvolvimento do renascimento.
  7. O principal contato entre a Europa e o Oriente, ate o século XV, realizava-se nos entrepostos comerciais do mar mediterrâneo. Quais os significados disso para o comercio europeu? Como essa característica relaciona-se com as grandes navegações?
  8. Vivemos hoje um intenso processo de globalização. Muitos estudiosos apontam as grandes navegações como o momento inicial desse processo. Elabore um texto discutindo essa idéia.
  9. CAPITALISMO E ASCETISMO
    Não foi apenas por causa da legitimação do lucro do enriquecimento que o calvinismo contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo, mas também por enaltecer as virtudes do ascetismo – um modo de vista austero, feito de privações, sem grandes gastos, poupando dinheiro para alcançar a perfeição moral. Esse aspecto de relação entre o protestantismo e o desenvolvimento do capitalismo é o tema do texto a seguir.
    Como a exigência de um comportamento ascético influiu no desenvolvimento do estilo de vida próprio do capitalismo? O ascetismo secular do protestantismo opunha-se poderosamente ao espontâneo usufruir das riquezas, e restringia o consumo, especialmente o consumo de artigos de luxo. Em compensação, deu livre transito a ânsia de lucro, que considerava como diretamente desejada por Deus. A luta contra as tentações da carne e a dependência dos bens materiais era uma campanha dos puritanos não contra o enriquecimento, mas contra o uso irracional da riqueza.
    Combinando a restrição do consumo com a liberação da procura de riqueza, é obvio o resultado que daí decorre: a acumulação capitalista através da compulsão ascética à poupança. Portanto, as restrições impostas ao uso da riqueza adquirida só podia levar a seu uso produtivo como investimento de capital.
    Esse ponto de vista foi expresso com clareza por John Wesley, um dos lideres do pensamento ascético: “não devemos deixar de recomendar as pessoas que sejam laboriosas e economias. Devemos exortar todos os cristãos a ganhar tudo que for possível, e a economizar o Maximo possível; isto é, em outras palavras, a se enriquecerem”.

    Compare a posição da igreja católica na idade media e a de Calvino em relação às praticas econômicas.
  10. Conforme escreveu o historiador H. B. Johnson, “depois que a iniciativa privada preparou o terreno, a burocracia real intervinha para apropriar-se de uma empresa em funcionamento”. Mostre como esse processo ocorreu no Brasil, no inicio do período colonial.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92021466/a366161d/TD_1_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

TD 2 (ENTREGA: 28 DE MAIO)

  1. Segundo Celso Furtado, em seu livro formação econômica do Brasil, “coube a Portugal a tarefa de encontrar uma forma de utilização econômica das terras americanas que não fosse a fácil extração de metais preciosos. Somente assim seria possível cobrir os gastos de defesa dessas terras”. Comente essa frase, mostrando a importância que teve o açúcar nesse processo.
  2. André João Antonil, um cronista do século XVII, em sua obra cultura e opulência do Brasil escreveu que “ser senhor de engenho é titulo que muitos aspiram, porque trás consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos”. Comente o papel do senhor de engenho na colonização do Brasil.
  3. Em 1637, chegou a América o conde João Maurício de Nassau, nomeado governador dos domínios que os holandeses haviam conquistado. Sua grande preocupação foi reativar a economia açucareira, praticamente paralisada em virtude da guerra. Explique o procedimento adotado por Nassau e indique resumidamente suas principais medidas.
  4. Embora não tenha entrado na decadência, o setor açucareiro viu diminuir sua renda, na segunda metade do século XVII, em virtude da baixa do preço do produto e da queda do volume exportado. Explique a razão dessa situação.
  5. Na primeira metade do século XVII, uma grande onda migratória saiu da Inglaterra para a América do norte. Explique por que tantos ingleses se dispuseram a deixar sua pátria, transferindo-se para as colônias da América do norte.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92021597/523b5073/TD_2_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

TD 3 (ENTREGA: 18 DE JUNHO)

  1. Escreva um texto relacionando os seguintes acontecimentos: a) expulsão dos holandeses do Brasil; b) entrada do açúcar nas Antilhas; c) prosperidade das colônias da Nova Inglaterra.
  2. A Inglaterra foi o primeiro país a se industrializar. Explique a importância do acumulo de capital e da disponibilidade de mão-de-obra para o pioneirismo inglês.
  3. A revolução industrial alterou radicalmente a vida do trabalhador. Escreva um texto relatando essas modificações.
  4. Duas idéias políticas importantes estão presentes na obra de John Locke: a) todos os indivíduos nascem com direitos inalienáveis, entre os quais o direito a vida, a liberdade e a propriedade; b) o governo existe para garantir esses direitos. A partir dessas duas idéias, mostre como Locke se opunha ao absolutismo.
  5. Os fisiocratas consideravam a agricultura a principal fonte de riqueza e defendiam o principio que se expressava no seguinte lema: “laissez faire, laissez passer” (“deixe fazer, deixe passar”). Indique pelo menos dois pontos em que os fisiocratas entravam em choque com o mercantilismo.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92021734/32593d2d/TD_3_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

TD 4 (ENTREGA: 06 DE AGOSTO)
  1. Por que se pode dizer que a independência dos EUA constituía ao mesmo tempo uma vitória das idéias iluministas e uma derrota para o antigo regime?
  2. Durante a luta contra a Inglaterra, os colonos ingleses da América do Norte contaram com o apoio da França, da Holanda e da Espanha. Explique por que justamente esses países se dispuseram a colaborar na luta contra a Inglaterra.
  3. Para muitos historiadores, três movimentos sociais foram fundamentais para consolidar a burguesia no poder: as revoluções inglesas no século XVII, a independência dos Estados Unidos e a revolução francesa. Elabore um quadro comparando os três movimentos.
  4. LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
    A seguir transcrevemos um trecho da declaração dos direitos do homem e do cidadão, aprovada pela assembléia nacional francesa, em agosto de 1789.
    A assembléia nacional reconhece e declara, na presença e sob os auspícios do Ser supremo, os direitos do homem e do cidadão.
    Art. 1º) Os homens nascem e permanecem iguais nos direitos; as distinções sociais só podem ser baseadas na utilidade comum.
    Art. 2º) A finalidade de qualquer associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem; esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
    Art. 3º) o principio da soberania reside essencialmente na nação, nenhum corpo ou indivíduo pode exercer qualquer autoridade que dela declaradamente não decorra.
    Art. 4º) A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudica aos outros. Assim, o exercício dos direitos de cada homem tem como limite apenas aqueles que garantem aos demais membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; esses limites são determinados somente pela Lei. (...)
    Que princípios iluministas estão presentes na declaração dos direitos do homem e do cidadão?
  5. No poder, Napoleão Bonaparte tomou diversas medidas para estabilizar a economia francesa, abrindo a perspectiva de um desenvolvimento maior para burguesia. Ao mesmo tempo, adotou medidas populares, com o objetivo de amenizar os ânimos políticos e ampliar sua base de apoio. Enumere e comente as medidas de Napoleão Bonaparte no governo.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92022494/d845c410/TD_4_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

TD 5 (ENTREGA: 20 DE AGOSTO)

  1. Resuma o papel que tiveram Simón Bolívar e José de San Martín na independência da América espanhola.
  2. Em 1824, referindo-se à independência da América espanhola, o ministro das relações exteriores na Inglaterra afirmou: “A América espanhola é livre; se nos não manejarmos mal nossos interesses, ela é Inglaterra”. Explique a afirmação do ministro inglês.
  3. A partir de 1750, o ouro começou a se esgotar na região das minas. Para não diminuir a arrecadação, o governo colonial aumentou os impostos. Relacione essa conjuntura à ação dos revoltosos de Minas Gerais, em 1789.
  4. Compare a Inconfidência Mineira (1789) com a Conjuração Baiana (1798), destacando semelhanças e diferenças entre os dois movimentos.
  5. Hoje, que avaliação podemos fazer do Brasil? Nesses mais de 180 anos de independência, conquistamos autonomia econômica? Superamos as mazelas de uma organização social fundamentada no latifúndio e no trabalho escravo? Quais as heranças do período colonial? Elabore um texto diante destas afirmativas.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92022649/10de128e/TD_5_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

TD 6 (ENTREGA: 10 DE SETEMBRO)

  1. Pode-se afirmar que duas correntes de pensamento dominaram o cenário europeu no século XIX: o liberalismo e o socialismo. O liberalismo teve em Adam Smith um de seus principais teóricos; o socialismo encontrou sua melhor tradução em Karl Marx. Compare as propostas defendidas por liberais e socialistas.
  2. Nação e nacionalismo são heranças do século XIX. Explique o que é nação, o que é nacionalismo e a importância desses conceitos no século XIX.
  3. Dos atuais Estados europeus, Itália e Alemanha foram os últimos a se unificar, em meados do século XIX. Explique as razões dessa unificação tardia.
  4. Pode-se afirmar que, na unificação da Itália, Mazzini foi a alma, Cavour, o cérebro, e Garibaldi, a espada. A partir dessa afirmação, explique o processo de unificação da Itália.
  5. A guerra de secessão foi motivada por profundas diferenças entre os estados do norte e sul dos Estados Unidos. Elabore um quadro mostrando essas diferenças.
  6. Em 1834 foram adotadas pelo governo regencial medidas de caráter liberal. Enumere as modificações introduzidas no país pelo Ato Adicional de 1834 e comente o que foi considerado uma experiência republicana do império.
  7. Na sociedade escravista do período regencial, a liberdade foi um ideal invocado por vários grupos políticos e movimentos sociais. Escreva um texto definindo o significado de liberdade para você, para o escravo brasileiro do século XIX, para os autores do Ato Adicional de 1934 e para os farrapos gaúchos.
  8. Elabore um texto resumindo os motivos que levaram à Guerra do Paraguai e suas principais conseqüências para o Brasil e Paraguai.
  9. A partir da década de 1850, o Brasil entrou numa fase de relativo desenvolvimento econômico, que seria interrompido apenas com a Guerra do Paraguai (1865-1870). Para isso colaboraram diversas medidas tomadas pelo governo e o cultivo de novos produtos agrícolas para exportação. Enumere três aspectos que favoreceram o desenvolvimento econômico brasileiro nesse período.
  10. A herança da escravidão que muitos dizem estar no negro, ao contrario, esta nas classes dominantes, que criam valores discriminatórios através dos quais conseguem barrar, nos níveis econômico, social, cultural e especialmente existencial, a emergência de uma consciência negra. Enumere e comente exemplos de como o preconceito e o racismo minimizam a importância do negro na sociedade brasileira.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92022777/dd89067d/TD_6_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

8 comentários:

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  2. ñ to conseguindo achar a resposta dessa questão: Pode-se afirmar que duas correntes de pensamento dominaram o cenário europeu no século XIX: o liberalismo e o socialismo. O liberalismo teve em Adam Smith um de seus principais teóricos; o socialismo encontrou sua melhor tradução na obra de Karl marx. compare as propostas defendidas por liberais e socialistas. ajude-me !

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  3. PO É MUITO DIFICIL MEU ESSAS PERGUNTAS EU PRECISO DE UMA E NAO CONSIGO ACHAR

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  4. profº eu quero resumir isso,
    Ta muito grande a resposta .
    Enumere e comente as medidas de Napoleão Bonaparte no governo.

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  5. Professor Márcio Carvalho, se o senhor pudesse me ajudar nessa TD 3 HISTORIA - 1º ANO EM CCG (ENTREGA: 18 DE JUNHO, pois eu não estou conseguindo relacionar...... Obg :D

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Qualquer coisa mande a resposta para este e-mail: jackson_260195@hotmail.com , agradeço desde já e muito muito muito obrigado :D

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  8. lixooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

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