quarta-feira, 18 de março de 2009

Monte Sua Estratégia Para Passar no Vestibular

Iniciar desde já uma rotina disciplinada, com horários rígidos e estudo diário, é fundamental para quem pretende encarar o vestibular no fim do ano. De acordo com especialistas ouvidos pelo Caderno do Estudante/Vestibular, o processo seletivo não mede apenas o conhecimento, mas o preparo físico dos candidatos. “A prova da primeira fase da Federal traz 80 questões e dura cinco horas. Se o aluno não se acostumar a estudar várias horas por dia, não conseguirá suportar o ritmo do concurso”, explica o professor de Matemática e diretor pedagógico do Curso Acesso, Pedro Adriano Brandalize.
Em um ano tão decisivo, é preciso organizar a agenda. A rotina ideal inclui aulas pela manhã e quatro horas, no mínimo, de estudo em casa. Segundo o assessor psicopedagógico do Colégio Marista Paranaense, Marco Antônio Boin, a sonolência e o calor característicos do início da tarde podem prejudicar o desempenho dos candidatos em sala. “Com 20 anos de experiência, vejo que os alunos da manhã são mais ativos e motivados. À tarde, o rendimento já não é tão bom”, afirma. A atenção do aluno tende a cair ainda mais durante a noite, quando o organismo já está cansado, com as baterias praticamente descarregadas.
Após o almoço, um cochilo rápido não só é permitido como pode dar mais disposição para o aluno enfrentar a maratona de estudos do restante do dia. “Tem gente que precisa dormir 15, 30 minutos. Mais do que isso já é prejuízo para o candidato”, alerta Brandalize. O assessor pedagógico do terceirão do Colégio Bom Jesus Centro, Carlos Machado, lembra que o repouso no início da tarde já virou hábito para muitas pessoas, interferindo, inclusive, no horário de funcionamento do comércio de alguns países. As lojas da Espanha, por exemplo, abrem apenas das 10 às 14 horas e das 17 às 20 horas, com longo intervalo para a siesta (sesta). Mas se, mesmo com a soneca depois do almoço, bater aquele cansaço no meio de um capítulo de História ou Geografia, o que o candidato deve fazer? “Levante, tome uma água, lave o rosto e volte para os livros. O aluno deve aprender a controlar o sono, pois no dia do vestibular não poderá simplesmente fechar a prova e ir embora”, recomenda o diretor do Acesso.
Aula dada é aula estudada
O lema, repetido à exaustão por professores de cursinho, continua valendo. Todas as matérias vistas em sala de aula devem ser revisadas no mesmo dia pelo candidato. “Tem aluno que opta por estudar uma matéria por dia. Eu não recomendo. Ele precisa acostumar o cérebro a trabalhar várias disciplinas, pois é assim que será na hora da prova”, afirma Brandalize. Para Machado, estudar uma única matéria por várias horas pode levar ao acúmulo dos conteúdos das outras disciplinas.
Segundo os especialistas, não há um método ideal para memorizar as matérias e cada candidato deve descobrir a estratégia de estudo que funciona melhor para ele. Há pessoas que têm a memória mais visual e aprendem com mais facilidade lendo e escrevendo. Outras apresentam uma memória mais auditiva e assimilam melhor as informações assistindo às aulas e repetindo em voz alta o conteúdo das disciplinas.
Dicas para o ano de preparação
Faça revisão em casa Assista às aulas pela manhã, almoce, descanse um pouco e revise os conteúdos das disciplinas. O ideal é ler a teoria para só depois fazer os exercícios. Nem sempre, porém, a eficácia do estudo é diretamente proporcional ao número de questões resolvidas. “Tem material didático que traz 10 exercícios parecidos. Por isso, algumas questões podem simplesmente ser ignoradas pelo aluno”, explica Pedro Brandalize, do Curso Acesso.
Distribua as horas de estudo
De acordo com professores e assessores pedagógicos, o vestibulando deve dedicar pelo menos 40 minutos do seu dia à revisão de cada matéria vista em sala de aula. “Com isso, a aprovação é praticamente certa, a não ser que o aluno queira prestar vestibular para Medicina ou cursos mais concorridos. Neste caso, a dedicação deve ser maior”, alerta Marco Antônio Boin, do Marista Paranaense. Leia jornais e revistas As principais universidades do país têm avaliado a capacidade dos candidatos em relacionar os conteúdos escolares com os acontecimentos da atualidade. Por isso, o aluno deve reservar algumas horas da semana para a leitura de jornais diários e revistas nacionais de informação geral.
Estude no fim de semana
Segundo Carlos Machado, do Bom Jesus, o candidato pode aproveitar os sábados e domingos para colocar em dia os conteúdos que não conseguiu estudar ao longo da semana. “O candidato também pode buscar formas mais leves de estudar. Ler um livro de literatura, por exemplo, é uma forma tranqüila de continuar a preparação”, sugere Marco Antônio Boin, do Marista Paranaense.
Faça atividades físicas
Apesar de o estudo vir em primeiro lugar, o candidato não pode deixar de lado a prática de atividades físicas. “Eu recomendo que o aluno mantenha o costume de estudar das 14 horas às 19h30. Depois disso, se tiver condições, pode ir para uma academia. O ideal é que faça pelo menos 45 minutos de atividades físicas”, diz Brandalize.
Não acumule colégio e cursinho
Há alunos de terceiro ano que buscam complementar a formação do ensino médio matriculando-se em um curso pré-vestibular. Mas a jornada dupla de estudos nem sempre é favorável ao candidato. “O aluno acaba sem tempo de estudar em casa. Sou contra esta estratégia, a não ser que o colégio não prepare o aluno especificamente para o vestibular”, afirma Boin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário