sábado, 7 de março de 2009

TRABALHO DIRIGIDO 2º ANO - Ensino Médio - Colégio Carlos Gomes

TD 1 (ENTREGA: 17 DE ABRIL)
  1. O século XIX pode ser considerado o século da técnica. Em um curto espaço de tempo, surgiram eventos que revolucionaram a comunicação, como a fotografia, o telégrafo, o telefone e o cinema. Elabore um texto comentando essa característica do século XIX.
  2. Explique o que se pode compreender pelo conceito de imperialismo.
  3. A política imperialista dos países europeus no século XIX é a principal causa da fome dos conflitos étnicos que devassam grande parte dos países africanos hoje. Cite exemplos atuais dessa situação na África.
  4. Enumere e comente três das principais causas da Primeira Guerra Mundial.
  5. A primeira Guerra Mundial foi uma das guerras mais destrutivas da história. Faça um resumo de suas conseqüências e dos acordos que marcaram o fim dos confrontos.
  6. Em 1917, duas revoluções colocaram fim ao regime czarista e ao capitalismo na Rússia. Resuma os acontecimentos de 1917 na Rússia.
  7. A República ao contrário do que muitos esperavam, começou com várias restrições à participação política da população. Em 1894, por exemplo, apenas 2% da população podia votar. Elabore um quadro mostrando diferenças e semelhanças entre o período imperial e o começo da República no Brasil.
  8. A política do “café-com-leite” e a política dos governadores caracterizaram as primeiras décadas da República no Brasil. Explique os principais aspectos dessa duas políticas.
  9. O crash da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, acabou deflagrando uma crise econômica de dimensões mundiais. O que foi a Grande Depressão e por que afetou a economia de tantos países?
  10. O vencedor das eleições norte-americanas de 1932 foi Franklin Delano Roosevelt, do Partido Democrata, que, logo ao assumir a Presidência, colocou em prática um ambicioso programa de reformas. Descreva as principais idéias do New Deal e os resultados imediatos da nova política para os Estados Unidos.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92017733/cef68d82/TD_1_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 2 (ENTREGA: 29 DE MAIO)

  1. Faça um texto resumindo a situação da Alemanha depois do término da Primeira Guerra Mundial e explique como se deu a ascensão do nazismo no país.
  2. Explique por que os movimentos de extrema direita, como o fascismo e o nazismo, encontraram terreno fértil para se propagar nas primeiras décadas do século XX.
  3. A República oligárquica constituía uma estrutura de poder que se apoiava no controle que os coronéis tinham sobre os currais eleitorais. Nesse tipo de sociedade, a urbanização acabou sendo inevitavelmente um fator de desequilíbrio. Explique por quê.
  4. “Pode-se dizer que a Segunda Guerra Mundial foi uma continuação da Primeira”. Em sua opinião, essa afirmação está correta? Por quê?
  5. Em 1930, Getúlio Vargas assumiu o comando do governo brasileiro, que então tomaria novos rumos. Comente três mudanças implementadas no Brasil pelo governo Vargas.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92017871/4fc86e97/TD_2_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 3 (ENTREGA: 19 DE JUNHO)

  1. Terminada a Segunda Guerra, a principal preocupação era criar mecanismos que garantissem a convivência pacífica entre os povos do mundo. Na sua opinião, o objetivo do pós-guerra foi alcançado? Justifique.
  2. No poder, Getúlio Vargas procurou ganhar o apoio da classe trabalhadora. Para isso, promulgou uma legislação trabalhista que incorporava antigas reivindicações do movimento operário. Explique a política trabalhista de Getúlio Vargas.
  3. O desejo de paz não vingou. Terminado um conflito, logo outro começou a se esboçar, a guerra fria. Defina o que foi a guerra fria.
  4. Para os países de economia capitalista, um dos principais temores era o avanço do comunismo na Europa. Descreva as medidas adotadas pelos EUA para conter o avanço do comunismo nesse continente.
  5. Conflitos isolados em todo o mundo marcaram a guerra fria. Cite os principais conflitos, indicando o lugar onde ocorreu, o período e os resultados.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92017992/49807894/TD_3_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 4 (ENTREGA: 07 DE AGOSTO)

  1. Na Segunda Guerra Mundial, a URSS cumpriu papel vital na vitória dos Aliados sobre os nazistas. Coube a esse país, por exemplo, expulsar o exército alemão do Leste europeu. Entretanto, ao fazer isso, a URSS consolidou seu domínio sobre a região. Um a um, os países do Leste europeu adotaram o socialismo como regime político. Descreva esse processo.
  2. No começo do século XX, a China era um país agrário, marcado por profundas desigualdades sociais. A Revolução Socialista de 1949 mudou os destinos do país. Enumere e comente três características do governo comunista chinês.
  3. Após a Segunda Guerra, vários países tornaram-se socialistas, entre eles a Iugoslávia, a China e Cuba. Elabore um quadro mostrando semelhanças e diferenças entre esses três países antes de se tornarem socialistas.
  4. Durante o século XIX, várias regiões da África e da Ásia foram ocupadas pelos países europeus. Após a Segunda Guerra Mundial, os povos afro-asiáticos intensificaram suas lutas pela liberdade. Explique o contexto que possibilitou essas lutas.
  5. A colonização européia provocou na África do Sul o maior regime de segregação racial dos tempos modernos, o apartheid. Explique no que consistia o apartheid e descreva como acabou.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92018136/e27215e9/TD_4_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 5 (ENTREGA: 21 DE AGOSTO)

  1. Entre os principais conflitos do mundo contemporâneo, destca-se a luta árabe-israelense. Resuma os principais motivos do conflito e descreva a situação atual.
  2. Diversos movimento populares eclodiram na América Latina ao longo do século XX. Descreva um desses movimentos.
  3. Explique as diretrizes políticas adotadas pelo governo Dutra, no contexto da Guerra Fria.
  4. Sintetize a crise política que abalou o governo Vargas, explicando o que queriam seus opositores e como ele reagiu.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92018281/9da4e7d8/TD_5_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 6 (ENTREGA: 11 DE SETEMBRO)

  1. Os anos de 1945 a 1964 foram marcados por duas linhas de pensamento econômico: uma procurava proteger a indústria nacional e a outra queria a abertura do mercado interno ao capital estrangeiro. Cite exemplos de políticas econômicas que resultaram desses pensamentos e escreva sua opinião sobre a questão.
  2. Brasília foi inaugurada em 1960. Para seus defensores, a nova capital representava um projeto de integração nacional e de redistribuição das atividades produtivas, concentradas em grande parte no litoral do país. Seus críticos, porém, afirmavam que a distância isolaria as decisões políticas da maior parte da população brasileira e não permitiria o desenvolvimento da região. Relacione esse debate ao governo JK.
  3. O governo João Goulart foi marcado pela radicalização política, tanto dos grupos de esquerda quanto de direita. Encontre exemplos dessa radicalização e relacione esses acontecimentos à guerra fria.
  4. Ao longo do governo Médici, dois índices atingiram o ápice durante a ditadura militar, o da repressão política e o crescimento econômico. Relacione os dois fatos.
  5. Elabore um texto comentando o processo que pôs fim ao regime militar.
  6. O fim da guerra fria foi marcado pelo triunfo do capitalismo. Descreva as condições que provocaram a desagregação da URSS e o triunfo do capitalismo.
  7. O fim da guerra fria marca o inicio de uma nova ordem mundial. Defina essa ordem levando em consideração o papel dos Estados nacionais no mundo contemporâneo.
  8. A população tinha grande expectativa em relação a Collor quando ele assumiu o governo. Dois anos depois, seu impeachment era pedido em praça pública por milhares de pessoas. Explique a trajetória de Collor na presidência do Brasil.
  9. Os últimos dez anos da história econômica brasileira foram marcados pelo intenso processo de privatização e de abertura de mercado ao capital estrangeiro. Quais as conseqüências dessa política para o futuro do Brasil?
  10. O governo Fernando Henrique Cardoso foi alvo de muitas denúncias de corrupção. Nem por isso o presidente foi ameaçado de impeachment. Justifique esse quadro.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92018422/facf225a/TD_6_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

12 comentários:

  1. E as respostas para essas questões aonde posso encontrar?

    ResponderExcluir
  2. preciso da resposta de uma dessas suas perguntas,onde eu consigo achar?
    a seguinte pergunta:

    Conflitos isolados em todo o mundo marcaram a guerra fria. Cite os principais conflitos, indicando o lugar onde ocorreu, o período e os resultados.

    preciso urgêntimente............
    obrigada..........

    ResponderExcluir
  3. Onde podemos encontrar o Gabarito dessas questões?

    ResponderExcluir
  4. Professor, pode me dizer qual é a principal diferença e semelhança entre Dutra, JK, Vargas e Jando?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quais sao as tres caracteristicas do governo comunista chines??? Vc pd mim responder urgente..??

    ResponderExcluir