sábado, 7 de março de 2009

SAIBA MAIS SOBRE OS VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Uerj, Uenf, Academias de Polícia e de Bombeiros
A primeira fase do processo seletivo é o exame de Qualificação. Nele, os candidatos resolvem uma prova de múltipla escolha. As matérias, em vez de cobradas de forma isolada, são abordadas de maneira interdisciplinar, a partir de três áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia). Na prática, uma questão pode exigir, para sua resolução, conhecimentos de assuntos e Matemática, Física e de Biologia, por exemplo.
Ocorrem dois exames de qualificação ao ano, com inscrições independentes. Quem atingir o número mínimo de acertos passa à fase final. Além disso, o candidato ganha bonificações que variam de 0 a 20 pontos, com base no total de questões certas que respondeu. O estudante pode optar por fazer apenas um ou os dois (neste caso, vale a maior nota).
A última fase do Estadual é composta de três provas, todas discursivas. Duas delas são de matérias que variam segundo a carreira escolhida. A terceira, comum a todos, é de Língua Portuguesa, que contém uma redação.
A Uerj e a Uenf reservam 20% das vagas para afrodescedentes, 20% para alunos da rede pública e 5% para descendentes de índios, portadores de necessidades especiais e filhos de policiais e bombeiros mortos em serviço.
UFRJ
O vestibular ocorre em etapa única. São dois dias de provas, o primeiro com disciplinas que não são de conhecimentos específicos do curso escolhido pelo candidato, além da redação. No último dia, são aplicadas mais duas provas, desta vez, de duas matérias específicas. O diferencial da universidade é o fato de todas as avaliações terem questões discursivas. Segundo a coordenação, o modelo será mantido para este ano. É uma das que cobra questões de Filosofia.
UFF, Unirio e Cefet/RJ
Em todas estas instituições, os candidatos fazem uma prova objetiva, com questões das oito matérias do ensino médio. Esta etapa é classificatória para a seguinte, pela qual os inscritos fazem duas provas discursivas, de matérias específicas de acordo com o curso escolhido, e uma redação. A UFF, que também cobra questões de Filosofia, tem uma cota de 20% das vagas para alguns cursos de Licenciatura e uma bonificação de 10% para estudantes da rede pública. A UniRio também possui uma cota de 20% das vagas para algumas licenciaturas. Além disso, no ano passado, a universidade reservou 736 das 1.935 vagas para os que tiveram as melhores notas no Enem.
Rural (UFRRJ)
A seleção ocorre em etapa única. No primeiro dia, são aplicadas provas objetivas das oito matérias do ensino médio. No dia seguinte, último do processo seletivo, os candidatos enfrentam questões discursivas, de matérias específicas, além de uma redação.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Cefet-Química)
A prova acontece em um único dia. Os candidatos respondem 56 questões nas distribuídas pelas mesmas três áreas do conhecimento do vestibular Estadual. Além disso, todos fazem uma redação. A instituição reservou, para o vestibular 2009, 40% de suas vagas para os que conseguiram as melhores notas no Enem, de acordo com o curso escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário