sábado, 7 de março de 2009

TRABALHO DIRIGIDO 8º ANO - Ensino Fundamental - Centro Educacional C.C.G

TD 1 (ENTREGA: 17 DE ABRIL)
  1. Como foi o inicio da colonização portuguesa na América?
  2. O que foi a França Antártica?
  3. Como era feito o tráfico de africanos escravizados para a América?
  4. Como os indígenas e os africanos resistiram à escravidão?
  5. Indique as principais partes de um engenho e suas respectivas finalidades.
  6. Quais eram os deveres de quem recebia uma capitania hereditária?
  7. Qual foi a atuação da Igreja nos primeiros tempos da colônia portuguesa na América?
  8. Quais as diferenças entre os dois modelos de administração colonial: Capitanias Hereditárias e o Governo Geral?
  9. O que foi a União Ibérica? Por que ela estimulou o surgimento da Nova Holanda?
  10. Quais as principais características do governo de Nassau? O que diferencia a sua administração da realizada até então pelos governantes portugueses?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92007021/1cce2da/TD_1_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 2 (ENTREGA: 29 DE MAIO)

  1. Que relações existem entre o fim do domínio holandês na capitania de Pernambuco e a guerra contra os Mascates?
  2. O que foi o quilombo dos Palmares?
  3. O que foram as entradas e bandeiras?
  4. O que foram as missões?
  5. Qual a importância da pecuária para a expansão das fronteiras da América portuguesa para o oeste e para o sul?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92009483/f2fbb493/TD_2_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 3 (ENTREGA: 19 DE JUNHO)

  1. Quais transformações da colônia estão relacionadas ao surgimento das sociedades mineiras?
  2. Como foram os conflitos entre paulistas e emboabas e quais foram suas conseqüências?
  3. Quais eram as diferentes formas de cobrança de impostos estabelecidas nas minas pelo governo português?
  4. Quais foram os motivos dos conflitos entre o rei Carlos I e o Parlamento inglês?
  5. Quase as relações entre a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010422/3f7b0ab5/TD_3_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 4 (ENTREGA: 07 DE AGOSTO)

  1. Quais são as relações entre o iluminismo e a Revolução Gloriosa?
  2. Como os iluministas divulgavam suas idéias?
  3. O que é o liberalismo?
  4. Que ações dos ingleses aceleraram o processo de independência de suas colônias americanas?
  5. Que países europeus auxiliaram as colônias inglesas em seu processo de independência? Que interesses os levaram a fazer isso?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010557/19202ca/TD_4_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 5 (ENTREGA: 21 DE AGOSTO)

  1. Por que podemos dizer que os cercamentos contribuíram para a Revolução Industrial?
  2. Quais são as principais diferenças entre o trabalho artesanal e o trabalho industrial?
  3. O que foram a Assembléia Nacional e a Convenção Nacional?
  4. Explique o que foi a queda da Bastilha.
  5. O que foram o Diretório e o Consulado?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010705/916f43cd/TD_5_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 6 (ENTREGA: 11 DE SETEMBRO)

  1. O que foi o Bloqueio Continental?
  2. Cite as diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
  3. O que foi a abertura dos portos? Por que ela ocorreu? Quais foram suas conseqüências?
  4. O que as independências do Chile, do Peru e da Bolívia têm em comum?
  5. As condições de trabalho e de vida estão entre os principais motivos do surgimento do movimento operário do século XIX. Descreva como eram essas condições.
  6. O que foi a Conferência de Berlim? Quais seus objetivos e implicações?
  7. O que foi a Guerra de Secessão?
  8. Cite duas diferenças entre as formas de governo de D.Pedro I e D.Pedro II.
  9. Apesar das diferenças entre Pedro I e Pedro II, havia muita semelhança na maneira como a sociedade brasileira do Primeiro e do segundo reinado se relacionava com a política. Explique essa afirmativa.
  10. Existe alguma característica comum entre as revoltas do período regencial? Escreva um texto comentando.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010933/59bf9831/TD_6_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

2 comentários: