quarta-feira, 18 de março de 2009

Material Para Vestibular

Dieta Nota 10

Bom material de Estudo para quem vai prestar Vestibular ainda este ano, bem completo.

01 - Biologia - 472 pág.
02 - Física - 220 pág.
03 - Geografia - 300 pág.
04 - Geopolítica - 36 pág.
05 - História - 610 pág.
06 - Inglês - 34 pág.
07 - Interpretação de textos - 3 pág.
08 - Literatura - 253 pág.
09 - Matemática - 157 pág.
10 - Português - 68 pág.
11 - Química - 46 pág.
12 - Técnicas de Redação - 9 pág.


Estilo: Vestibulares e Concursos
Lancamento: 2008
Tamanho: 21 Mb
Formato: .Rar / Pdf
Idioma: Português

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Monte Sua Estratégia Para Passar no Vestibular

Iniciar desde já uma rotina disciplinada, com horários rígidos e estudo diário, é fundamental para quem pretende encarar o vestibular no fim do ano. De acordo com especialistas ouvidos pelo Caderno do Estudante/Vestibular, o processo seletivo não mede apenas o conhecimento, mas o preparo físico dos candidatos. “A prova da primeira fase da Federal traz 80 questões e dura cinco horas. Se o aluno não se acostumar a estudar várias horas por dia, não conseguirá suportar o ritmo do concurso”, explica o professor de Matemática e diretor pedagógico do Curso Acesso, Pedro Adriano Brandalize.
Em um ano tão decisivo, é preciso organizar a agenda. A rotina ideal inclui aulas pela manhã e quatro horas, no mínimo, de estudo em casa. Segundo o assessor psicopedagógico do Colégio Marista Paranaense, Marco Antônio Boin, a sonolência e o calor característicos do início da tarde podem prejudicar o desempenho dos candidatos em sala. “Com 20 anos de experiência, vejo que os alunos da manhã são mais ativos e motivados. À tarde, o rendimento já não é tão bom”, afirma. A atenção do aluno tende a cair ainda mais durante a noite, quando o organismo já está cansado, com as baterias praticamente descarregadas.
Após o almoço, um cochilo rápido não só é permitido como pode dar mais disposição para o aluno enfrentar a maratona de estudos do restante do dia. “Tem gente que precisa dormir 15, 30 minutos. Mais do que isso já é prejuízo para o candidato”, alerta Brandalize. O assessor pedagógico do terceirão do Colégio Bom Jesus Centro, Carlos Machado, lembra que o repouso no início da tarde já virou hábito para muitas pessoas, interferindo, inclusive, no horário de funcionamento do comércio de alguns países. As lojas da Espanha, por exemplo, abrem apenas das 10 às 14 horas e das 17 às 20 horas, com longo intervalo para a siesta (sesta). Mas se, mesmo com a soneca depois do almoço, bater aquele cansaço no meio de um capítulo de História ou Geografia, o que o candidato deve fazer? “Levante, tome uma água, lave o rosto e volte para os livros. O aluno deve aprender a controlar o sono, pois no dia do vestibular não poderá simplesmente fechar a prova e ir embora”, recomenda o diretor do Acesso.
Aula dada é aula estudada
O lema, repetido à exaustão por professores de cursinho, continua valendo. Todas as matérias vistas em sala de aula devem ser revisadas no mesmo dia pelo candidato. “Tem aluno que opta por estudar uma matéria por dia. Eu não recomendo. Ele precisa acostumar o cérebro a trabalhar várias disciplinas, pois é assim que será na hora da prova”, afirma Brandalize. Para Machado, estudar uma única matéria por várias horas pode levar ao acúmulo dos conteúdos das outras disciplinas.
Segundo os especialistas, não há um método ideal para memorizar as matérias e cada candidato deve descobrir a estratégia de estudo que funciona melhor para ele. Há pessoas que têm a memória mais visual e aprendem com mais facilidade lendo e escrevendo. Outras apresentam uma memória mais auditiva e assimilam melhor as informações assistindo às aulas e repetindo em voz alta o conteúdo das disciplinas.
Dicas para o ano de preparação
Faça revisão em casa Assista às aulas pela manhã, almoce, descanse um pouco e revise os conteúdos das disciplinas. O ideal é ler a teoria para só depois fazer os exercícios. Nem sempre, porém, a eficácia do estudo é diretamente proporcional ao número de questões resolvidas. “Tem material didático que traz 10 exercícios parecidos. Por isso, algumas questões podem simplesmente ser ignoradas pelo aluno”, explica Pedro Brandalize, do Curso Acesso.
Distribua as horas de estudo
De acordo com professores e assessores pedagógicos, o vestibulando deve dedicar pelo menos 40 minutos do seu dia à revisão de cada matéria vista em sala de aula. “Com isso, a aprovação é praticamente certa, a não ser que o aluno queira prestar vestibular para Medicina ou cursos mais concorridos. Neste caso, a dedicação deve ser maior”, alerta Marco Antônio Boin, do Marista Paranaense. Leia jornais e revistas As principais universidades do país têm avaliado a capacidade dos candidatos em relacionar os conteúdos escolares com os acontecimentos da atualidade. Por isso, o aluno deve reservar algumas horas da semana para a leitura de jornais diários e revistas nacionais de informação geral.
Estude no fim de semana
Segundo Carlos Machado, do Bom Jesus, o candidato pode aproveitar os sábados e domingos para colocar em dia os conteúdos que não conseguiu estudar ao longo da semana. “O candidato também pode buscar formas mais leves de estudar. Ler um livro de literatura, por exemplo, é uma forma tranqüila de continuar a preparação”, sugere Marco Antônio Boin, do Marista Paranaense.
Faça atividades físicas
Apesar de o estudo vir em primeiro lugar, o candidato não pode deixar de lado a prática de atividades físicas. “Eu recomendo que o aluno mantenha o costume de estudar das 14 horas às 19h30. Depois disso, se tiver condições, pode ir para uma academia. O ideal é que faça pelo menos 45 minutos de atividades físicas”, diz Brandalize.
Não acumule colégio e cursinho
Há alunos de terceiro ano que buscam complementar a formação do ensino médio matriculando-se em um curso pré-vestibular. Mas a jornada dupla de estudos nem sempre é favorável ao candidato. “O aluno acaba sem tempo de estudar em casa. Sou contra esta estratégia, a não ser que o colégio não prepare o aluno especificamente para o vestibular”, afirma Boin.

sábado, 7 de março de 2009

SAIBA MAIS SOBRE OS VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Uerj, Uenf, Academias de Polícia e de Bombeiros
A primeira fase do processo seletivo é o exame de Qualificação. Nele, os candidatos resolvem uma prova de múltipla escolha. As matérias, em vez de cobradas de forma isolada, são abordadas de maneira interdisciplinar, a partir de três áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Estrangeira), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia). Na prática, uma questão pode exigir, para sua resolução, conhecimentos de assuntos e Matemática, Física e de Biologia, por exemplo.
Ocorrem dois exames de qualificação ao ano, com inscrições independentes. Quem atingir o número mínimo de acertos passa à fase final. Além disso, o candidato ganha bonificações que variam de 0 a 20 pontos, com base no total de questões certas que respondeu. O estudante pode optar por fazer apenas um ou os dois (neste caso, vale a maior nota).
A última fase do Estadual é composta de três provas, todas discursivas. Duas delas são de matérias que variam segundo a carreira escolhida. A terceira, comum a todos, é de Língua Portuguesa, que contém uma redação.
A Uerj e a Uenf reservam 20% das vagas para afrodescedentes, 20% para alunos da rede pública e 5% para descendentes de índios, portadores de necessidades especiais e filhos de policiais e bombeiros mortos em serviço.
UFRJ
O vestibular ocorre em etapa única. São dois dias de provas, o primeiro com disciplinas que não são de conhecimentos específicos do curso escolhido pelo candidato, além da redação. No último dia, são aplicadas mais duas provas, desta vez, de duas matérias específicas. O diferencial da universidade é o fato de todas as avaliações terem questões discursivas. Segundo a coordenação, o modelo será mantido para este ano. É uma das que cobra questões de Filosofia.
UFF, Unirio e Cefet/RJ
Em todas estas instituições, os candidatos fazem uma prova objetiva, com questões das oito matérias do ensino médio. Esta etapa é classificatória para a seguinte, pela qual os inscritos fazem duas provas discursivas, de matérias específicas de acordo com o curso escolhido, e uma redação. A UFF, que também cobra questões de Filosofia, tem uma cota de 20% das vagas para alguns cursos de Licenciatura e uma bonificação de 10% para estudantes da rede pública. A UniRio também possui uma cota de 20% das vagas para algumas licenciaturas. Além disso, no ano passado, a universidade reservou 736 das 1.935 vagas para os que tiveram as melhores notas no Enem.
Rural (UFRRJ)
A seleção ocorre em etapa única. No primeiro dia, são aplicadas provas objetivas das oito matérias do ensino médio. No dia seguinte, último do processo seletivo, os candidatos enfrentam questões discursivas, de matérias específicas, além de uma redação.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Cefet-Química)
A prova acontece em um único dia. Os candidatos respondem 56 questões nas distribuídas pelas mesmas três áreas do conhecimento do vestibular Estadual. Além disso, todos fazem uma redação. A instituição reservou, para o vestibular 2009, 40% de suas vagas para os que conseguiram as melhores notas no Enem, de acordo com o curso escolhido.

TRABALHO DIRIGIDO 8º ANO - Ensino Fundamental - Centro Educacional C.C.G

TD 1 (ENTREGA: 17 DE ABRIL)
  1. Como foi o inicio da colonização portuguesa na América?
  2. O que foi a França Antártica?
  3. Como era feito o tráfico de africanos escravizados para a América?
  4. Como os indígenas e os africanos resistiram à escravidão?
  5. Indique as principais partes de um engenho e suas respectivas finalidades.
  6. Quais eram os deveres de quem recebia uma capitania hereditária?
  7. Qual foi a atuação da Igreja nos primeiros tempos da colônia portuguesa na América?
  8. Quais as diferenças entre os dois modelos de administração colonial: Capitanias Hereditárias e o Governo Geral?
  9. O que foi a União Ibérica? Por que ela estimulou o surgimento da Nova Holanda?
  10. Quais as principais características do governo de Nassau? O que diferencia a sua administração da realizada até então pelos governantes portugueses?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92007021/1cce2da/TD_1_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 2 (ENTREGA: 29 DE MAIO)

  1. Que relações existem entre o fim do domínio holandês na capitania de Pernambuco e a guerra contra os Mascates?
  2. O que foi o quilombo dos Palmares?
  3. O que foram as entradas e bandeiras?
  4. O que foram as missões?
  5. Qual a importância da pecuária para a expansão das fronteiras da América portuguesa para o oeste e para o sul?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92009483/f2fbb493/TD_2_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 3 (ENTREGA: 19 DE JUNHO)

  1. Quais transformações da colônia estão relacionadas ao surgimento das sociedades mineiras?
  2. Como foram os conflitos entre paulistas e emboabas e quais foram suas conseqüências?
  3. Quais eram as diferentes formas de cobrança de impostos estabelecidas nas minas pelo governo português?
  4. Quais foram os motivos dos conflitos entre o rei Carlos I e o Parlamento inglês?
  5. Quase as relações entre a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010422/3f7b0ab5/TD_3_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 4 (ENTREGA: 07 DE AGOSTO)

  1. Quais são as relações entre o iluminismo e a Revolução Gloriosa?
  2. Como os iluministas divulgavam suas idéias?
  3. O que é o liberalismo?
  4. Que ações dos ingleses aceleraram o processo de independência de suas colônias americanas?
  5. Que países europeus auxiliaram as colônias inglesas em seu processo de independência? Que interesses os levaram a fazer isso?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010557/19202ca/TD_4_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 5 (ENTREGA: 21 DE AGOSTO)

  1. Por que podemos dizer que os cercamentos contribuíram para a Revolução Industrial?
  2. Quais são as principais diferenças entre o trabalho artesanal e o trabalho industrial?
  3. O que foram a Assembléia Nacional e a Convenção Nacional?
  4. Explique o que foi a queda da Bastilha.
  5. O que foram o Diretório e o Consulado?

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010705/916f43cd/TD_5_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TD 6 (ENTREGA: 11 DE SETEMBRO)

  1. O que foi o Bloqueio Continental?
  2. Cite as diferenças entre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
  3. O que foi a abertura dos portos? Por que ela ocorreu? Quais foram suas conseqüências?
  4. O que as independências do Chile, do Peru e da Bolívia têm em comum?
  5. As condições de trabalho e de vida estão entre os principais motivos do surgimento do movimento operário do século XIX. Descreva como eram essas condições.
  6. O que foi a Conferência de Berlim? Quais seus objetivos e implicações?
  7. O que foi a Guerra de Secessão?
  8. Cite duas diferenças entre as formas de governo de D.Pedro I e D.Pedro II.
  9. Apesar das diferenças entre Pedro I e Pedro II, havia muita semelhança na maneira como a sociedade brasileira do Primeiro e do segundo reinado se relacionava com a política. Explique essa afirmativa.
  10. Existe alguma característica comum entre as revoltas do período regencial? Escreva um texto comentando.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92010933/59bf9831/TD_6_HISTORIA_-_8_ANO_CCG.html

TRABALHO DIRIGIDO 2º ANO - Ensino Médio - Colégio Carlos Gomes

TD 1 (ENTREGA: 17 DE ABRIL)
  1. O século XIX pode ser considerado o século da técnica. Em um curto espaço de tempo, surgiram eventos que revolucionaram a comunicação, como a fotografia, o telégrafo, o telefone e o cinema. Elabore um texto comentando essa característica do século XIX.
  2. Explique o que se pode compreender pelo conceito de imperialismo.
  3. A política imperialista dos países europeus no século XIX é a principal causa da fome dos conflitos étnicos que devassam grande parte dos países africanos hoje. Cite exemplos atuais dessa situação na África.
  4. Enumere e comente três das principais causas da Primeira Guerra Mundial.
  5. A primeira Guerra Mundial foi uma das guerras mais destrutivas da história. Faça um resumo de suas conseqüências e dos acordos que marcaram o fim dos confrontos.
  6. Em 1917, duas revoluções colocaram fim ao regime czarista e ao capitalismo na Rússia. Resuma os acontecimentos de 1917 na Rússia.
  7. A República ao contrário do que muitos esperavam, começou com várias restrições à participação política da população. Em 1894, por exemplo, apenas 2% da população podia votar. Elabore um quadro mostrando diferenças e semelhanças entre o período imperial e o começo da República no Brasil.
  8. A política do “café-com-leite” e a política dos governadores caracterizaram as primeiras décadas da República no Brasil. Explique os principais aspectos dessa duas políticas.
  9. O crash da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, acabou deflagrando uma crise econômica de dimensões mundiais. O que foi a Grande Depressão e por que afetou a economia de tantos países?
  10. O vencedor das eleições norte-americanas de 1932 foi Franklin Delano Roosevelt, do Partido Democrata, que, logo ao assumir a Presidência, colocou em prática um ambicioso programa de reformas. Descreva as principais idéias do New Deal e os resultados imediatos da nova política para os Estados Unidos.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92017733/cef68d82/TD_1_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 2 (ENTREGA: 29 DE MAIO)

  1. Faça um texto resumindo a situação da Alemanha depois do término da Primeira Guerra Mundial e explique como se deu a ascensão do nazismo no país.
  2. Explique por que os movimentos de extrema direita, como o fascismo e o nazismo, encontraram terreno fértil para se propagar nas primeiras décadas do século XX.
  3. A República oligárquica constituía uma estrutura de poder que se apoiava no controle que os coronéis tinham sobre os currais eleitorais. Nesse tipo de sociedade, a urbanização acabou sendo inevitavelmente um fator de desequilíbrio. Explique por quê.
  4. “Pode-se dizer que a Segunda Guerra Mundial foi uma continuação da Primeira”. Em sua opinião, essa afirmação está correta? Por quê?
  5. Em 1930, Getúlio Vargas assumiu o comando do governo brasileiro, que então tomaria novos rumos. Comente três mudanças implementadas no Brasil pelo governo Vargas.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92017871/4fc86e97/TD_2_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 3 (ENTREGA: 19 DE JUNHO)

  1. Terminada a Segunda Guerra, a principal preocupação era criar mecanismos que garantissem a convivência pacífica entre os povos do mundo. Na sua opinião, o objetivo do pós-guerra foi alcançado? Justifique.
  2. No poder, Getúlio Vargas procurou ganhar o apoio da classe trabalhadora. Para isso, promulgou uma legislação trabalhista que incorporava antigas reivindicações do movimento operário. Explique a política trabalhista de Getúlio Vargas.
  3. O desejo de paz não vingou. Terminado um conflito, logo outro começou a se esboçar, a guerra fria. Defina o que foi a guerra fria.
  4. Para os países de economia capitalista, um dos principais temores era o avanço do comunismo na Europa. Descreva as medidas adotadas pelos EUA para conter o avanço do comunismo nesse continente.
  5. Conflitos isolados em todo o mundo marcaram a guerra fria. Cite os principais conflitos, indicando o lugar onde ocorreu, o período e os resultados.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92017992/49807894/TD_3_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 4 (ENTREGA: 07 DE AGOSTO)

  1. Na Segunda Guerra Mundial, a URSS cumpriu papel vital na vitória dos Aliados sobre os nazistas. Coube a esse país, por exemplo, expulsar o exército alemão do Leste europeu. Entretanto, ao fazer isso, a URSS consolidou seu domínio sobre a região. Um a um, os países do Leste europeu adotaram o socialismo como regime político. Descreva esse processo.
  2. No começo do século XX, a China era um país agrário, marcado por profundas desigualdades sociais. A Revolução Socialista de 1949 mudou os destinos do país. Enumere e comente três características do governo comunista chinês.
  3. Após a Segunda Guerra, vários países tornaram-se socialistas, entre eles a Iugoslávia, a China e Cuba. Elabore um quadro mostrando semelhanças e diferenças entre esses três países antes de se tornarem socialistas.
  4. Durante o século XIX, várias regiões da África e da Ásia foram ocupadas pelos países europeus. Após a Segunda Guerra Mundial, os povos afro-asiáticos intensificaram suas lutas pela liberdade. Explique o contexto que possibilitou essas lutas.
  5. A colonização européia provocou na África do Sul o maior regime de segregação racial dos tempos modernos, o apartheid. Explique no que consistia o apartheid e descreva como acabou.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92018136/e27215e9/TD_4_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 5 (ENTREGA: 21 DE AGOSTO)

  1. Entre os principais conflitos do mundo contemporâneo, destca-se a luta árabe-israelense. Resuma os principais motivos do conflito e descreva a situação atual.
  2. Diversos movimento populares eclodiram na América Latina ao longo do século XX. Descreva um desses movimentos.
  3. Explique as diretrizes políticas adotadas pelo governo Dutra, no contexto da Guerra Fria.
  4. Sintetize a crise política que abalou o governo Vargas, explicando o que queriam seus opositores e como ele reagiu.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92018281/9da4e7d8/TD_5_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TD 6 (ENTREGA: 11 DE SETEMBRO)

  1. Os anos de 1945 a 1964 foram marcados por duas linhas de pensamento econômico: uma procurava proteger a indústria nacional e a outra queria a abertura do mercado interno ao capital estrangeiro. Cite exemplos de políticas econômicas que resultaram desses pensamentos e escreva sua opinião sobre a questão.
  2. Brasília foi inaugurada em 1960. Para seus defensores, a nova capital representava um projeto de integração nacional e de redistribuição das atividades produtivas, concentradas em grande parte no litoral do país. Seus críticos, porém, afirmavam que a distância isolaria as decisões políticas da maior parte da população brasileira e não permitiria o desenvolvimento da região. Relacione esse debate ao governo JK.
  3. O governo João Goulart foi marcado pela radicalização política, tanto dos grupos de esquerda quanto de direita. Encontre exemplos dessa radicalização e relacione esses acontecimentos à guerra fria.
  4. Ao longo do governo Médici, dois índices atingiram o ápice durante a ditadura militar, o da repressão política e o crescimento econômico. Relacione os dois fatos.
  5. Elabore um texto comentando o processo que pôs fim ao regime militar.
  6. O fim da guerra fria foi marcado pelo triunfo do capitalismo. Descreva as condições que provocaram a desagregação da URSS e o triunfo do capitalismo.
  7. O fim da guerra fria marca o inicio de uma nova ordem mundial. Defina essa ordem levando em consideração o papel dos Estados nacionais no mundo contemporâneo.
  8. A população tinha grande expectativa em relação a Collor quando ele assumiu o governo. Dois anos depois, seu impeachment era pedido em praça pública por milhares de pessoas. Explique a trajetória de Collor na presidência do Brasil.
  9. Os últimos dez anos da história econômica brasileira foram marcados pelo intenso processo de privatização e de abertura de mercado ao capital estrangeiro. Quais as conseqüências dessa política para o futuro do Brasil?
  10. O governo Fernando Henrique Cardoso foi alvo de muitas denúncias de corrupção. Nem por isso o presidente foi ameaçado de impeachment. Justifique esse quadro.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92018422/facf225a/TD_6_HISTORIA_-_2_ANO_EM_CCG.html

TRABALHO DIRIGIDO 1º ANO- Ensino Médio - Colégio Carlos Gomes

TD 1 (ENTREGA: 16 DE ABRIL)
  1. Durante séculos, o poderio da igreja católica não parou de crescer, dando um lugar em destaque na Europa medieval. A que fatores a igreja devia essa posição privilegiada?
  2. Em muitos momentos da idade media, a unidade religiosa conquistada pela igreja católica esteve ameaçada pelo aparecimento de dissidentes condenados como hereges. O que eram as heresias e como a igreja as combateu?
  3. Descreva a vida cultural na Europa durante a idade media e analise o papel da igreja nesse universo.
  4. A oitava e ultima cruzada realizou-se em 1270 e resultou em fracasso. Apesar do enorme numero de mortes que provocaram as cruzadas não alcançaram os objetivos pretendidos. Entretanto, seu significado para a historia econômica e social da Europa foi muito importante. Comente esse significado.
  5. A partir do século XI, começou a se verificar na Europa medieval um importante renascimento das trocas comerciais, bem como a vida urbana. Em que esse processo transformou a vida do camponês medieval?
  6. O historiador André Corvisier, em seu livro historia moderna, afirma que a renascença não é vista mais como uma ruptura brutal com a época medieval, mas como resultado de um processo lento que tem suas raízes naquele período. A partir dessa afirmativa, mostre como o crescimento do comercio e das cidades, no fim da idade media, colaborou para o desenvolvimento do renascimento.
  7. O principal contato entre a Europa e o Oriente, ate o século XV, realizava-se nos entrepostos comerciais do mar mediterrâneo. Quais os significados disso para o comercio europeu? Como essa característica relaciona-se com as grandes navegações?
  8. Vivemos hoje um intenso processo de globalização. Muitos estudiosos apontam as grandes navegações como o momento inicial desse processo. Elabore um texto discutindo essa idéia.
  9. CAPITALISMO E ASCETISMO
    Não foi apenas por causa da legitimação do lucro do enriquecimento que o calvinismo contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo, mas também por enaltecer as virtudes do ascetismo – um modo de vista austero, feito de privações, sem grandes gastos, poupando dinheiro para alcançar a perfeição moral. Esse aspecto de relação entre o protestantismo e o desenvolvimento do capitalismo é o tema do texto a seguir.
    Como a exigência de um comportamento ascético influiu no desenvolvimento do estilo de vida próprio do capitalismo? O ascetismo secular do protestantismo opunha-se poderosamente ao espontâneo usufruir das riquezas, e restringia o consumo, especialmente o consumo de artigos de luxo. Em compensação, deu livre transito a ânsia de lucro, que considerava como diretamente desejada por Deus. A luta contra as tentações da carne e a dependência dos bens materiais era uma campanha dos puritanos não contra o enriquecimento, mas contra o uso irracional da riqueza.
    Combinando a restrição do consumo com a liberação da procura de riqueza, é obvio o resultado que daí decorre: a acumulação capitalista através da compulsão ascética à poupança. Portanto, as restrições impostas ao uso da riqueza adquirida só podia levar a seu uso produtivo como investimento de capital.
    Esse ponto de vista foi expresso com clareza por John Wesley, um dos lideres do pensamento ascético: “não devemos deixar de recomendar as pessoas que sejam laboriosas e economias. Devemos exortar todos os cristãos a ganhar tudo que for possível, e a economizar o Maximo possível; isto é, em outras palavras, a se enriquecerem”.

    Compare a posição da igreja católica na idade media e a de Calvino em relação às praticas econômicas.
  10. Conforme escreveu o historiador H. B. Johnson, “depois que a iniciativa privada preparou o terreno, a burocracia real intervinha para apropriar-se de uma empresa em funcionamento”. Mostre como esse processo ocorreu no Brasil, no inicio do período colonial.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92021466/a366161d/TD_1_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

TD 2 (ENTREGA: 28 DE MAIO)

  1. Segundo Celso Furtado, em seu livro formação econômica do Brasil, “coube a Portugal a tarefa de encontrar uma forma de utilização econômica das terras americanas que não fosse a fácil extração de metais preciosos. Somente assim seria possível cobrir os gastos de defesa dessas terras”. Comente essa frase, mostrando a importância que teve o açúcar nesse processo.
  2. André João Antonil, um cronista do século XVII, em sua obra cultura e opulência do Brasil escreveu que “ser senhor de engenho é titulo que muitos aspiram, porque trás consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos”. Comente o papel do senhor de engenho na colonização do Brasil.
  3. Em 1637, chegou a América o conde João Maurício de Nassau, nomeado governador dos domínios que os holandeses haviam conquistado. Sua grande preocupação foi reativar a economia açucareira, praticamente paralisada em virtude da guerra. Explique o procedimento adotado por Nassau e indique resumidamente suas principais medidas.
  4. Embora não tenha entrado na decadência, o setor açucareiro viu diminuir sua renda, na segunda metade do século XVII, em virtude da baixa do preço do produto e da queda do volume exportado. Explique a razão dessa situação.
  5. Na primeira metade do século XVII, uma grande onda migratória saiu da Inglaterra para a América do norte. Explique por que tantos ingleses se dispuseram a deixar sua pátria, transferindo-se para as colônias da América do norte.

DOWNLOAD: http://www.4shared.com/file/92021597/523b5073/TD_2_HISTORIA_-_1_ANO_EM_CCG.html

TD 3 (ENTREGA: 18 DE JUNHO)

  1. Escreva um texto relacionando os seguintes acontecimentos: a) expulsão dos holandeses do Brasil; b) entrada do açúcar nas Antilhas; c) prosperidade das colônias da Nova Inglaterra.
  2. A Inglaterra foi o primeiro país a se industrializar. Explique a importância do acumulo de capital e da disponibilidade de mão-de-obra para o pioneirismo inglês.
  3. A revolução industrial alterou radicalmente a vida do trabalhador. Escreva um texto relatando essas modificações.
  4. Duas idéias políticas importantes estão presentes na obra de John Locke: a) todos os indivíduos nascem com direitos inalienáveis, entre os quais o direito a vida, a liberdade e a propriedade; b) o governo existe para garantir esses direitos. A partir dessas duas idéias, mostre como Locke se opunha ao absolutismo.
  5. Os fisiocratas consideravam a agricultura a principal fonte de riqueza e defendiam o principio que se expressava no seguinte lema: “laissez faire, laissez passer” (“deixe fazer, deixe passar”). Indique pelo menos dois pontos em que os fisiocratas entravam em choque com o mercantilismo.

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TD 4 (ENTREGA: 06 DE AGOSTO)
  1. Por que se pode dizer que a independência dos EUA constituía ao mesmo tempo uma vitória das idéias iluministas e uma derrota para o antigo regime?
  2. Durante a luta contra a Inglaterra, os colonos ingleses da América do Norte contaram com o apoio da França, da Holanda e da Espanha. Explique por que justamente esses países se dispuseram a colaborar na luta contra a Inglaterra.
  3. Para muitos historiadores, três movimentos sociais foram fundamentais para consolidar a burguesia no poder: as revoluções inglesas no século XVII, a independência dos Estados Unidos e a revolução francesa. Elabore um quadro comparando os três movimentos.
  4. LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE
    A seguir transcrevemos um trecho da declaração dos direitos do homem e do cidadão, aprovada pela assembléia nacional francesa, em agosto de 1789.
    A assembléia nacional reconhece e declara, na presença e sob os auspícios do Ser supremo, os direitos do homem e do cidadão.
    Art. 1º) Os homens nascem e permanecem iguais nos direitos; as distinções sociais só podem ser baseadas na utilidade comum.
    Art. 2º) A finalidade de qualquer associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem; esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
    Art. 3º) o principio da soberania reside essencialmente na nação, nenhum corpo ou indivíduo pode exercer qualquer autoridade que dela declaradamente não decorra.
    Art. 4º) A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudica aos outros. Assim, o exercício dos direitos de cada homem tem como limite apenas aqueles que garantem aos demais membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; esses limites são determinados somente pela Lei. (...)
    Que princípios iluministas estão presentes na declaração dos direitos do homem e do cidadão?
  5. No poder, Napoleão Bonaparte tomou diversas medidas para estabilizar a economia francesa, abrindo a perspectiva de um desenvolvimento maior para burguesia. Ao mesmo tempo, adotou medidas populares, com o objetivo de amenizar os ânimos políticos e ampliar sua base de apoio. Enumere e comente as medidas de Napoleão Bonaparte no governo.

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TD 5 (ENTREGA: 20 DE AGOSTO)

  1. Resuma o papel que tiveram Simón Bolívar e José de San Martín na independência da América espanhola.
  2. Em 1824, referindo-se à independência da América espanhola, o ministro das relações exteriores na Inglaterra afirmou: “A América espanhola é livre; se nos não manejarmos mal nossos interesses, ela é Inglaterra”. Explique a afirmação do ministro inglês.
  3. A partir de 1750, o ouro começou a se esgotar na região das minas. Para não diminuir a arrecadação, o governo colonial aumentou os impostos. Relacione essa conjuntura à ação dos revoltosos de Minas Gerais, em 1789.
  4. Compare a Inconfidência Mineira (1789) com a Conjuração Baiana (1798), destacando semelhanças e diferenças entre os dois movimentos.
  5. Hoje, que avaliação podemos fazer do Brasil? Nesses mais de 180 anos de independência, conquistamos autonomia econômica? Superamos as mazelas de uma organização social fundamentada no latifúndio e no trabalho escravo? Quais as heranças do período colonial? Elabore um texto diante destas afirmativas.

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TD 6 (ENTREGA: 10 DE SETEMBRO)

  1. Pode-se afirmar que duas correntes de pensamento dominaram o cenário europeu no século XIX: o liberalismo e o socialismo. O liberalismo teve em Adam Smith um de seus principais teóricos; o socialismo encontrou sua melhor tradução em Karl Marx. Compare as propostas defendidas por liberais e socialistas.
  2. Nação e nacionalismo são heranças do século XIX. Explique o que é nação, o que é nacionalismo e a importância desses conceitos no século XIX.
  3. Dos atuais Estados europeus, Itália e Alemanha foram os últimos a se unificar, em meados do século XIX. Explique as razões dessa unificação tardia.
  4. Pode-se afirmar que, na unificação da Itália, Mazzini foi a alma, Cavour, o cérebro, e Garibaldi, a espada. A partir dessa afirmação, explique o processo de unificação da Itália.
  5. A guerra de secessão foi motivada por profundas diferenças entre os estados do norte e sul dos Estados Unidos. Elabore um quadro mostrando essas diferenças.
  6. Em 1834 foram adotadas pelo governo regencial medidas de caráter liberal. Enumere as modificações introduzidas no país pelo Ato Adicional de 1834 e comente o que foi considerado uma experiência republicana do império.
  7. Na sociedade escravista do período regencial, a liberdade foi um ideal invocado por vários grupos políticos e movimentos sociais. Escreva um texto definindo o significado de liberdade para você, para o escravo brasileiro do século XIX, para os autores do Ato Adicional de 1934 e para os farrapos gaúchos.
  8. Elabore um texto resumindo os motivos que levaram à Guerra do Paraguai e suas principais conseqüências para o Brasil e Paraguai.
  9. A partir da década de 1850, o Brasil entrou numa fase de relativo desenvolvimento econômico, que seria interrompido apenas com a Guerra do Paraguai (1865-1870). Para isso colaboraram diversas medidas tomadas pelo governo e o cultivo de novos produtos agrícolas para exportação. Enumere três aspectos que favoreceram o desenvolvimento econômico brasileiro nesse período.
  10. A herança da escravidão que muitos dizem estar no negro, ao contrario, esta nas classes dominantes, que criam valores discriminatórios através dos quais conseguem barrar, nos níveis econômico, social, cultural e especialmente existencial, a emergência de uma consciência negra. Enumere e comente exemplos de como o preconceito e o racismo minimizam a importância do negro na sociedade brasileira.

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